quinta-feira, 4 de julho de 2013

Criação de Hospital Regional para as regiões Centro-Sul e Carbonífera é discutida em audiência.

A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado José Sperotto (PTB), promoveu audiência pública para debater a construção de um hospital regional de média e alta complexidade para as regiões Centro-Sul e Carbonífera na manhã dessa terça-feira (25), na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho). Sperotto, que coordena a Frente Parlamentar Pró-construção do Hospital Regional, criticou a centralização do atendimento em Porto Alegre. Ele lembrou que pessoas já morreram e crianças nasceram na rua por causa do içamento do vão móvel da Ponte do Guaíba, única ligação asfáltica das regiões com a capital. A estrutura atenderia 26 municípios, que, segundo ele, somam uma população de meio milhão de habitantes.
O diretor da Secretaria Estadual da Saúde, Marcos Antonio Lobato, afirmou que o governo do Estado está apoiando instituições que funcionam 100% SUS e realizam atendimentos regionais. “O Estado tem assumido com o governo federal os hospitais de média complexidade.”Segundo Lobato, é possível captar recursos para a construção de um hospital junto ao governo federal. Porém, é preciso definir bem o perfil dessa estrutura e seu funcionamento junto às outras instituições hospitalares das regiões. Ele citou como bom exemplo o Hospital Regional de Palmeira das Missões, que deve começar a ser construído no próximo ano, que criou um grupo de trabalho com representantes dos municípios, entidades e Estado para definir o projeto. “É um processo lento”, ressaltou.
Representando a Associação dos Municípios da região Centro Sul se fez presente o Prefeito Sérgio Teifke que enfatizou” a grande importância dessa estrutura de saúde para região desafogando os encaminhamentos para  Porto Alegre onde já se encontram com o atendimento saturado”.
O vereador Vladimir Dalben, que já foi Secretário da Saúde de Sertão Santana e que também está empenhado na realização desse projeto , em sua fala “ destacou como é  primordial a construção desse Hospital ,pois hoje todos os municípios tem  grande dificuldade de uma vaga no encaminhamento de um paciente para  avaliação mais detalhada , isso faz com que o sistema tenha uma maior resolutividade, dando uma maior cobertura  aos profissionais que atendem na Atenção Básica e esse projeto deve ter engajamento de todos pois  demanda muito tempo e persistência para a sua efetivação”.

Municípios que serão beneficiados

Guaíba, Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel, Barão do Triunfo, Sertão Santana, Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Amaral Ferrador, Chuvisca, Tapes, Arambaré, Camaquã, Cristal, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Arroio do Ratos, Butiá, Minas do Leão, Charqueadas, Triunfo, São Jerônimo, General Câmara, Pantano Grande, Encruzilhada do Sul, São Lourenço do Sul e Turuçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário