quarta-feira, 17 de julho de 2013

I SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL






Na última sexta-feira, 12 de julho, aconteceu no Sport Club Esperança em Sertão Santana, o I Seminário regional de Educação Fiscal de Sertão Santana em parceria com a Receita Estadual contando com um ótimo público e excelente aproveitamento para futuras práticas envolvendo o tema. Cerca de 20 municípios se fizeram presentes por meio de professores, agentes de fiscalização e secretários municipais, que objetivam a implantação do projeto ou reestruturar ações existentes e principalmente viabilizar a troca de experiências.
Houveram 5 palestrantes abordando enfoques diferentes do tema. Primeiramente o Sr Sergio Teifke abriu o evento agradecendo a presença de todos, dos professores e alunos, ressaltando a importância do assunto, na sequência o Agente Fiscal do Tesouro do Estado (AFTE) e Coordenador Assessoria e Promoção Educação Tributária – APET, Sr.  Claudio Graziano Fonseca  falou sobre o papel do Estado do RGS quanto a Disseminação das Boas Práticas de Educação Fiscal e a parceria firmada com os municípios, lembrando que há pouco mais de 10 dias esta a frente desta importante tarefa, o  Sr. Carlos Tochetto – Agente Fiscal do Tesouro do Estado e Delegado Da 2ª DeFaz Canoas, também elogiou a iniciativa inédita na região e reinterou o apoio da sua equipe. Também contribuíram neste momento a Sra. Aline Deleski – Secretaria da Fazenda e Planejamento, Sr Roberson Jean Cardoso, Secretario da Educação e Cultura e ainda Sr. João Batista Silveira - presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas.  
Na parte da Tarde a primeira palestra foi com a educadora Vera Miranda, divertindo e motivando a todos, o Sr Clovis Ceretta, AFTE e Coordenador da equipe da Nota Fiscal Gaucham evidenciou os principais tópicos deste projeto estadual e a Sra Ivanice Zanine Schultz fez uma reflexão sobre a Função Social dos Tributos na sociedade, principalmente neste momento de grandes manifestos e insatisfação geral do povo brasileiro quanto a aplicação e o retorno social dos impostos recolhidos por parte das administrações públicas.
O Grupo de Educação Fiscal Municipal –GEFM- formado por servidores das Secretarias Municipais da Fazenda, Educação, Saúde, da Escola estadual Em. Médio Comendador Eduardo Secco e APAE – Associação de Pais e Amigos do Excepcional relatou as atividades desenvolvidas desde 2011 e os resultados alcançados pelos esforços empreendidos conjuntamente com a rede de ensino municipal e estadual, culminando na décima colocação entre todos os municípios do estado para os pontos do Programa de Integração Tributária – PIT no ano de 2012 . Também os municípios de Cerro Grande do Sul e Mariana Pimentel apresentaram um breve histórico das atividades com Educação Fiscal em suas cidades.
 O ponto alto do Seminário foram as apresentações das escolas estreladas por um grande número de alunos de todas as Escolas Municipais e a Es. Estadual de Ens. Médio Com. Eduardo Secco. Um grande número de peças teatrais, músicas, paródias e filmes foram contemplados pelo público presente que reconheceu o esforço e dedicação de todas as nossas comunidades escolares.  

Foram confeccionadas belíssimas maquetes sugerindo cidades bem administradas com o devido emprego dos impostos e outras cidades retratando o descaso e a falta de investimentos e estrutura. Cada escola contou com um estande para mostrar os projetos, trabalhos e jogos pedagógicos dos alunos, os quais foram conduzidos por professores engajados e comprometidos com uma sociedade mais justa, consciente e responsável por suas atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário