quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Fiscalização educativa de ICMS em Sertão Santana


Durante a semana passada o Regional esteve conversando com os fiscais Cristina Barbieri e Diego dos Santos que estiveram abordando transporte de carga a fim de fiscalizarem notas dos produtos e transporte.
Diego explica que o município fez um convenio com a Receita Estadual, e na ocasião os dois fiscais estavam realizando a fiscalização do ICM ou seja “proibido o transporte de mercadoria sem nota fiscal, ou nota que não esteja de acordo”.
Na ocasião um caminhão cheio de sacos de carvão foi abordado pelos fiscais, apresentando somente a nota de produtor rural. “Se a nota é de produtor rural, o carvão deveria estar cru, e tem que ser daqui do município, não poderia estar embalado pronto para varejo, a empresa deveria ter expedido nota fiscal eletrônica e não expediu” explicou Diego.
É importante lembrar que não se pode circular com mercadorias sem notas, então Sertão Santana fez um convenio com o estado, é realizado a fiscalização do ICMS e isto conta ponto para o município e o repasse de ICM será maior.  
A fiscalização através da abordagem em transito pode ser feita somente na presença da Brigada Militar, porém nos casos em que há a distribuição no comércio em que o veículo está parado, a fiscalização pode ser feita pelos fiscais, na abordagem estes irão pedirem a nota fiscal da carga e verificar a autenticidade do documento assim como a situação da carga transportada.
Através deste convenio o estado emprestou o coletor, a partir de então as ações de fiscalização contam pontos para o município de maneira acumulativa através das metas de entrada, de passagem e de saída das cargas. Nesta ocasião os fiscais já estão em sua quarta barreira e foram realizadas aproximadamente 200 verificações sendo que destas, três estavam com documentações irregulares.
Cada barreira dura em média duas horas, em dias e horários não divulgados, o coletor usado na fiscalização é de propriedade da Receita Estadual com valor estimado em $2.800 dólares cerca de R$5.000,00 reais.
O fluxo de veículos de transporte de carga são muitos e variados, contudo os que apresentaram problemas com a documentação irregular foram o fumo, o  arroz e o carvão, produzidos no próprio município. O difícil é conscientizar a população da importância da emissão correta dos documentos de transporte de carga.

A meta de fiscalização é por semestre tendo que comprovar as ações realizadas. A turma volante do município de Sertão Santana funciona com um agente administrativo e um fiscal. Recentemente o município ficou entre os 10 que mais fizeram pontos pela educação fiscal sendo que cada ponto soma R$ 1.600, 00 e a idéia é chegar à melhor colocação, além dos recursos em cima do valor real arrecadado no ano somando 10% do valor total, a turma volante só se deu devida a Cristina Barbieri Agente Administrativa ter sido aprovada em concurso e junto de Diego dos Santos Fiscal Tributário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário