quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Tradicionalistas sertanenses buscam a Centelha da Chama Crioula em Camaquã




A semana farroupilha é o momento em que o sentimento do orgulho em ser gaúcho aflora em todas as pessoas que nasceram no Rio Grande do Sul. É tempo de ver tradicionalistas pilchados, comer churrasco, tomar chimarrão, dançar vaneira, bugio, xote, milonga , chamamé entre outras danças típicas gaúchas. 
No município de Sertão Santana a programação já iniciou dia 12 de setembro dia este em que um grupo de cavalarianos representando o CTG Tio Raymundo estiveram honrando a tradição realizando um trajeto bem mais extenso que anos anteriores.
“ A dois anos atrás começamos a buscar a Chama em Tapes, ano passado em Barra do Ribeiro, e este anos decidimos esticar mais o trajeto, buscando em Camaquã, iniciamos na quinta feira quando levamos os cavalos no caminhão com destino ao CTG Camaquense, local em que fomos muito bem acolhidos e sexta-feira de manhã saímos com destino a localidade de Bonito, apesar da forte chuva que caiu na sexta-feira 12 de setembro o pessoal se manteve firme, e também fomos bem recebidos pela comunidade” comentou Sota capataz Geferson.
Foram vinte e dois cavalos que partiram de Camaquã rumo a Sertão Santana conduzindo a Centelha da Chama Crioula, quinta-feira o grupo posou no CTG Camaquense, sexta –feira partiram para a localidade de Bonito e no sábado de manhã o grupo partiu rumo ao município de Cerro Grande do Sul, os tradicionalistas estiveram se hospedando na Cooppersul, local que os patrões estiveram se concentrando e agregando mais participantes, muitos cavalarianos de Sertão Santana vieram de encontro ao grupo aumentando o número de participantes.
Já no domingo de manhã a Centelha da Chama Crioula foi conduzida pelo grupo de tradicionalistas até a localidade de Santa Bárbara Cachoeira do Ipê, local onde foi realizado um almoço campeiro e no inicio da tarde o grupo seguiu rumo a Sertão Santana chegando ao CTG Tio Raymundo por volta das 17h30min sendo recepcionado pela comunidade e autoridades.
Jeferson em nome do CTG,  agradeceu aos apoiadores Silvinho da Nativa, Ronaldo Schwalm, Raul Auto Peças, a estes patrocinadores que ajudaram de certa forma a dar suporte a estes tradicionalistas.
O Patrão da campera e responsável pela cavalgada Jardel, fala que apesar da distância o percurso se deu de forma tranqüila parabenizando o grupo que esteve auxiliando e conduzindo a Centelha da Chama Crioula e também a toda equipe de apoio que estiveram acompanhando o grupo, as cozinheiras que estiveram sempre organizaram a parte do almoço para os cavalarianos.
O patrão do CTG Jaimes Luis reforça o agradecimento e comenta:
“Só tenho a agradecer a todos, vejo que cada vez esta crescendo mais o gosto pela nossa tradição, dessa forma percebi que juntamos bem mais gente para participar desta cavalgada em busca da Centelha da Chama Crioula, aproveito e já deixo o convite a todos para virem participar de nossas programações que vai até o dia 20 de setembro, o CTG Tio Raymundo esta de portas abertas para receber a todos” finalizou o Patrão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário