segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Segunda mostra escolar e feira do cooperativismo e empreendedorismo






O Jornal Regional de Notícias esteve visitando a Escola Estadual Eduardo Secco de Sertão Santana que realizou pelo segundo ano consecutivo a Feira do Cooperativismo e a Primeira Feira do Empreendedorismo e falou com as coordenadoras do evento, Juride Luz de Quadros, Joseleine Schwalbe e Janaina de Medeiros.
Esta feira tem trabalhos de todas as turmas da escola desde Primeiro Ano do Ensino Fundamental até Terceiro Ano do Ensino Médio com atividades diversas. Alunos, pais, comunidade em geral e autoridades se fizeram presente no evento que se estendeu por todo o dia 22 de outubro, um trabalho que vem sendo feito desde maio com a orientação de todos os professores e também sobre coordenação de algumas professoras que cogitam possibilidades de intenção dos alunos para outras escolas técnicas.
Ano passado teve somente a feira do cooperativismo realizada através de trabalhos de alguns alunos que as fizeram espontaneamente, porém este ano quando a escola está realizando a Feira pela segunda vez e com a implantação também do empreendedorismo através do Ensino Politécnico. Foram apresentados trabalhos de todas as turmas que fizeram parte da programação durante este dia, teatro de uma aula de seminário, teatro da Língua Portuguesa, apresentação de danças, apresentação de gaita e violão dentre outras atividades foram bem apreciadas.
As atividades iniciaram de manhã a partir das 9h com encerramento às 19h, as apresentações começaram com o 4º ano apresentando a peça Menino do Pastoreio, depois foi a vez do 6º ano apresentar uma música sobre a Fé, já o Ensino Médio apresentou o Teatro da aula de Seminário Integrado ondetodos os professores foram representados assim como as disciplinas trabalhadas na escola.Também foi montada uma sala temática com um túnel negro, projeto da recreação que o 1º ano faz em turno inverso desenvolvido pela professora Joseleine para alunos do 1º ao 5º AnoEnsino Fundamental.
Os alunos escolheram o tema e as disciplinas abordadas, como por exemplo,a física ou matemática e os deuses gregos, após eles pesquisaram com os professores das disciplinasisto porque atualmente o Ensino Médio é por área de conhecimento. Os alunos tinham que pegar uma disciplina de uma área e relacionar com mais duas disciplinas, é um trabalho interdisciplinar, ou seja, no caso de Química, Física e Biologia, associar uma desta a outra disciplina da linguagem o Português ou Artes. Eles tiveram três meses para trabalharem com inicio no final de mês de maio e nas fériasjá haviam iniciado os trabalhos, os conteúdos foramdesenvolvidos na escola.
Processo de desenvolvimento
Durante todo o período do desenvolvimento das atividades os alunos tiveram orientação dos professores que registraram cada tema questionado e as disciplinas abordadas.Tudo começou a partir da pesquisa básica onde eles buscaram o tema livre, pesquisas e adaptação, processo de desenvolvimento e por fim passando para a maquete que é a parte final do projeto de primeiros e segundos trimestres. 
Cooperativismo
As atividades do Cooperativismo foram postos em prática como desafios aos alunos para que eles tirassem do papel e simulassem uma cooperativa de verdade e após a escolha do tema teriam que começarem a desenvolver os papeis, tudo fictício.
Durante este processo de trabalhoa escola recebeu a visita de umaCooperativa para tirar algumas dúvidas.Os educandos formaram 12 empresas com atividades diversas tendo desde Pizzariacom pizzas aquecidas na hora, até Sorveteque mesmo com o calor que fez durante o dia da feira, o sorvete estava bem gelado e em vários sabores, um fato muito importante de ser destacado é quanto o nível de dificuldade de cada grupo sendo que cada um foi responsável pela produção, conservação e todo o processo que envolveu a comercialização de seus produtos, a escola não auxiliou com nenhum eletro doméstico ou equipamento específico no dia da feira, apenas foi cedido as salas de aula com mesas e cadeiras.
Empreendedorismo
As turmas do terceiro ano do Ensino Médio trabalharam o Empreendedorismo onde tinha que montar uma empresa desde o começo com plano de negócio, estratégia de vendas, escolha do ponto de venda, ou seja, na feira tiveram váriasempresas bem estruturada documentalmente.
Diversos foram os serviços oferecidos pelos empreendedores como, uma Academia de Ginástica, um Ecoturismo com cachoeiras, um Atelier de Costura, um Centro de Treinamento e Doma,dois EstúdiosFotográficos um da turma da tarde e outro da noite, os brigadeiros das meninas que começaram ano passado na Cooperativa dos Brigadeiros, doces caseiros, os Salgados das Meninas, a empresa de Administração e Contabilidade e os Produtos Coloniais.
Também teve uma empresa de marketing desenvolvida por um grupo, já fazem parte do trabalho desta empresa a divulgação de uma empresa de Sucos,Outubro Rosa e a APAE,e também estãocriando um blog para resgatar todos os trabalhos desde o primeiro ano.
A escolha pela exposição das cooperativas foi feita no pátio devido a quantidade de participantes e também para que todos interagissem com suas variadas empresas e cooperativas.Durante a tarde esteve presente na feira a representante da 12ª CRE, que disse que os trabalhos da escola serão referência para o Brasil. A escola participou do Seminário Internacional de Educação com um Bannere foi escolhida para representar os trabalhos do Ensino Politécnico do Rio Grande do Sul na Universidade do Paraná e a partir do dia 24 de outubro Sertão Santana estará no site do MEC.
Já para a conclusão do Ensino Médio os alunos estão fazendo um trabalho de monografia com orientação de todos os outros professores que será entregue no final do anocomo trabalho final do Seminário Integrado, o TCEM.
Muita gente marcou presença no evento contando com a participação maciça da comunidade e familiares, do ponto de vista das coordenadoras, a resultado foi muito satisfatório e mesmo com a temperatura super alta tudo aconteceu da melhor maneira possível.
Esta atividade foi desenvolvida através da Modalidade do Ensino Politécnico sobre a Direção da professora Estela Pontes, contando também com as vicesdiretora professora Ivana e  Professora Karen e comorientação e a supervisão da Professora Mara e das coordenadorasdo Seminário Integrado, Juride Luz de Quadros, Joselene Schwalbe e Janaína de Medeiros. As coordenadorasda feira agradeceram a participação de todos os alunos que mesmo enfrentando as mais diversas dificuldades não desistiram, aos pais que nos apoiaram e a comunidade em geral que se fez presente e também das autoridades como o prefeito municipal Sergio Teifke.
 Juride Luz de Quadros coordenadora disse que “dentro das idéias que os alunos estão tendo dentro da escola pode surgir alguns empreendimentos ou talvez as cooperativas.Que nãotinham somente comidas muito boas por sinal, tivemos algumas que prestavam serviços importantes para o desenvolvimento ecológico e social da nossa cidade ou do estado como a Eco vidro, a cooperativa de transporte de carga, que reuniria os caminhoneiros de nossa cidade ou a cooperativa de lixo eletrônico que faria um trabalho muito importante para o meio ambiente, como podemos observar ideias não faltam aos alunos que somente precisam de uma boa orientação. Estivena Escola Técnica Parobé, onde apresentei na direção da escola os trabalhos que nós desenvolvemos aqui coloqueinum portfólio e imediatamente demonstraram interesse em nossos alunos e disseram, que querem nossos alunos para eles, eu fico muito feliz porque isso mostra que nosso trabalho foi bem feito e que a cada ano pode melhorar porque nós temos um excelente grupo de professores e todos ajudaram cedendo partes de seus períodos  e orientaram  para que os alunos desenvolvam suas pesquisas de Seminário integrado integramente sempre prontos para que o trabalho saia corretamente, vou levar um material para o Sólon Tavares que é uma escola Técnica e também para o Gomes Jardim, vamos buscar  algumas parcerias para melhor desenvolver nosso trabalho , o primeiro passo já foi dado agora é só seguir em frente .” falou  Juride Quadros”.
A coordenadora Joseleine Schwalbe falou que “no dia os alunos vieram nos agradecer, mas quem fez tudo foram eles, nós apenas orientamos da maneira correta para que tudo desse certo”.
Janaina de Medeiros coordenadora disse sobre a organização da sua turma para a feira “os da minha turma não falavam em voz alta o que iriam fazer para vender nem o nome da Cooperativa, não falavam absolutamente nada, ficaram sabendo uns dos outros no dia da Feira, estavam trabalhando sobre segredo de mercado”.

Mas devemos também destacar que todas as turmas do ensino fundamental estiveram representadas na feira com seus trabalhos, juntamente com suas professoras, desde o 1º ano ao 8º ano, com diversos trabalhos, de várias disciplinas estudadas durante o ano letivo, fica aqui o nosso agradecimento a todas estas professoras que ajudaram abrilhantar o trabalho de nossa escola  elas sem dúvida nenhuma são a base deste nosso trabalho, pois alfabetizam, ensinam  contar e somar, ensinam conteúdos básicos para nossos alunos aprofundarem mais tarde no ensino médio, as aulas práticas de brincadeiras  que são desenvolvidas  por alunos  do 1º ano, contam com seu apoio, algumas das pesquisas   de temas livres vem da curiosidades envolvendo conteúdos  ensinados por professores do ensino fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário