quarta-feira, 21 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO FISCAL NAS ESCOLAS DE SERTÃO SANTANA

Encerrando uma série de palestras com o tema “Educação Fiscal”, as Secretarias da Fazenda e da Educação do município de Sertão Santana se fizeram presentes na Escola  de Ensino Fundamental Ruy Ramos no dia 05 de setembro no período da noite para alunos da EJA –Educação de Jovens e Adultos.
Estiveram presentes além dos alunos e professores, a Diretora Sra Fernanda Ruskowski da Rocha, o Prefeito Municipal Sr Sergio Teifke, Secretário da Fazenda Sr Almiro Halmann e  o vereador Moacir Uhlein. 
No mês de junho a Escola de Ensino Fundamental Brenno Feiden, através da sua diretora Janice Marta Storck, teve a iniciativa de convidar os responsáveis do setor de ICMS da Sec da Fazenda para consolidar o desenvolvimento do Projeto para o curso de Disseminadores de Educação Fiscal com a realização de duas palestras para os turnos da manhã e tarde.
 Ainda no mesmo mês, foram promovidas outras palestras na Escola Estadual Eduardo Secco para as turmas de 5ª série, e na sequência em julho, para todos os alunos das Escolas de Ensino Fundamental Capitão Garcia, Carlos Papke Sobrinho e Ruy Ramos, sendo que em todos os eventos foi abordada a necessidade da participação consciente da população para que haja mudanças efetivas na realidade social e econômica em  nosso meio. O processo é em longo prazo, mas de extrema importância, pois somente através da conscientização do cidadão podemos acabar com a sonegação fiscal e a corrupção tão comum no nosso país.
A ênfase das palestras foi o Controle Social e  os  mecanismos disponíveis de acompanhamento dos gastos públicos. A exigência da nota fiscal  e a emissão de notas através do Talão de Produtor Rural tiveram destaques, já que o município depende desta prática para garantir o retorno dos valores arrecadados. Foram mencionados também os tipos de tributos e aplicação deles. 
A Educação Fiscal já está inserida no currículo escolar como tema transversal a partir deste ano, exigência a nível estadual e nacional.  Ensinando nossos alunos hoje as noções básicas da Administração Pública poderemos construir uma geração de pessoas preocupadas com as melhorias que o imposto pode trazer, além da garantia do serviço público de qualidade.

Um comentário:

  1. É muito interessante o crescimento das escolas do municipio, pois atraves do conhecimento, seja ele vindo de qualquer maneira é uma forma de amadurecer as opinões dos alunos e assim também torna_los criticos, ocupando a mente destes com boas atividades úteis ao seu futuro.
    Sou uma ex aluna da escola Capitão Garcia e fico muito feliz por mais essa conquista.

    ResponderExcluir