As alunas do 2º ano da Escola
Estadual de Ensino Médio Comendador Eduardo Secco, Débora Silveira Gilhinski
(16) e Talia Telini Kubiack (16), ambas de Sertão Santana, realizaram um
projeto de pesquisa com o tema “A História das Canetas e a Participação da Química”.
Este projeto faz parte dos trabalhos de pesquisa realizados pelo ensino
Politécnico que hoje está incluso na rede Estadual de Ensino, a escola enviou
cerca de nove trabalhos para serem analisados pelo MEP (Mostra das Escolas de
Educação Profissional), onde disputaram com as demais Escolas Politécnicas da
12ª CREA.
É importante salientar que a escola foi a que mais mandou projetos para
concorrerem no projeto da MEP, foram um total de nove trabalhos enviados, todos
muito bem elaborados e apresentados, contudo o trabalho escolhido foi “A
História das Canetas” que as alunas estarão apresentando nos dias 25, 26 e 27
de setembro em Tramandai.
Os objetivos do projeto “A
História das Canetas e a Participação da Química”
Abordar a história da evolução das canetas, assim como a utilização da química
neste processo. Descrever os primeiros modelos até os mais comuns da
atualidade, seus criadores e matérias primas. Destacar os elementos químicos
utilizados na composição destas canetas.
Justificativa
Relacionar a poluição causada pelo descarte das canetas ao desconhecimento da
química na confecção deste objeto utilizado no nosso cotidiano, seja na escola
ou escritórios, destacando seus componentes químicos e conscientizando a população
para a utilização de materiais orgânicos na confecção de tintas de canetas para
diminuir os riscos causados ao meio ambiente. Fez-se necessário a
experimentação de materiais orgânicos na composição das tintas, como forma de
contribuir com a pesquisa de material alternativo possíveis para diminuir os
riscos causados a natureza.
Referencial Teórico
Revisão bibliográfica em livros, internet, e revistas sobre as tintas de
canetas e a composição dos plásticos, principais componentes utilizados para a
confecção de diversos tipos de canetas.
Metodologia
Para a realização desta pesquisa foram utilizados sites de pesquisas,
consultas, bibliografias e experimentações com elementos químicos orgânicos.
Resultados
Com esta pesquisa foram especificados os modelos de canetas e a evolução destes
através dos tempos até a atualidade. Após o levantamento de todos os elementos
químicos que compõe as tintas das canetas foi observado que estas agridem o
meio ambiente pela forma irresponsável de seu descarte. Foi verificado que a
maior parte dos estudantes não tem noção da “participação da química” no seu
cotidiano. Foi definido que é necessária a informação correta para uma seleção
destes objetos que possam ser reciclados e desta forma ajudar a preservação
ambiental.
Conclusões
Foi concluído pelas alunas, que o trabalho e a importância da caneta, a forma
como a mesma nos instruiu na formação da escrita. A evolução deste pequeno
objeto conforme nossas necessidades, participando dos registros de nossa
história. A caneta é um objeto que tem componentes químicos diversos, desde a
formulação de seu invólucro até a tinta. Existem vários tipos delas, dos
modelos mais comuns, utilizados nas escolas e escritórios aos modelos mais
sofisticados que foram evoluindo através dos anos e que interessam
exclusivamente a colecionadores por seu contexto histórico, e são mercadorias
que têm preços muito elevados. No decorrer desta pesquisa descobrimos que
existem exposições famosas de canetas, algumas até mesmo pertencentes á corte
européia entre outras. Outro fator que merece destaque é a poluição gerada por
estes objetos ao meio ambiente, questão que passa despercebida pela maioria das
pessoas, estas não têm consciência de estes pequenos e corriqueiros objetos
podem contaminar o solo ao serem descartados no lixo comum e pensam que somente
materiais de grande porte poluem a natureza. Esta pesquisa nos conscientizou no
quanto é importante estimular tanto nas escolas quanto nas empresas o uso e o
descarte correto das canetas e materiais poluentes.
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