segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A História das Canetas e a Participação da Química

As alunas do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Comendador Eduardo Secco, Débora Silveira Gilhinski (16) e Talia Telini Kubiack (16), ambas de Sertão Santana, realizaram um projeto de pesquisa com o tema “A História das Canetas e a Participação da Química”.
Este projeto faz parte dos trabalhos de pesquisa realizados pelo ensino Politécnico que hoje está incluso na rede Estadual de Ensino, a escola enviou cerca de nove trabalhos para serem analisados pelo MEP (Mostra das Escolas de Educação Profissional), onde disputaram com as demais Escolas Politécnicas da 12ª CREA.
É importante salientar que a escola foi a que mais mandou projetos para concorrerem no projeto da MEP, foram um total de nove trabalhos enviados, todos muito bem elaborados e apresentados, contudo o trabalho escolhido foi “A História das Canetas” que as alunas estarão apresentando nos dias 25, 26 e 27 de setembro em Tramandai.
Os objetivos do projeto “A História das Canetas e a Participação da Química”
Abordar a história da evolução das canetas, assim como a utilização da química neste processo. Descrever os primeiros modelos até os mais comuns da atualidade, seus criadores e matérias primas. Destacar os elementos químicos utilizados na composição destas canetas.

Justificativa
Relacionar a poluição causada pelo descarte das canetas ao desconhecimento da química na confecção deste objeto utilizado no nosso cotidiano, seja na escola ou escritórios, destacando seus componentes químicos e conscientizando a população para a utilização de materiais orgânicos na confecção de tintas de canetas para diminuir os riscos causados ao meio ambiente. Fez-se necessário a experimentação de materiais orgânicos na composição das tintas, como forma de contribuir com a pesquisa de material alternativo possíveis para diminuir os riscos causados a natureza.

Referencial Teórico
Revisão bibliográfica em livros, internet, e revistas sobre as tintas de canetas e a composição dos plásticos, principais componentes utilizados para a confecção de diversos tipos de canetas.

Metodologia
Para a realização desta pesquisa foram utilizados sites de pesquisas, consultas, bibliografias e experimentações com elementos químicos orgânicos.

Resultados
Com esta pesquisa foram especificados os modelos de canetas e a evolução destes através dos tempos até a atualidade. Após o levantamento de todos os elementos químicos que compõe as tintas das canetas foi observado que estas agridem o meio ambiente pela forma irresponsável de seu descarte. Foi verificado que a maior parte dos estudantes não tem noção da “participação da química” no seu cotidiano. Foi definido que é necessária a informação correta para uma seleção destes objetos que possam ser reciclados e desta forma ajudar a preservação ambiental.


Conclusões
Foi concluído pelas alunas, que o trabalho e a importância da caneta, a forma como a mesma nos instruiu na formação da escrita. A evolução deste pequeno objeto conforme nossas necessidades, participando dos registros de nossa história. A caneta é um objeto que tem componentes químicos diversos, desde a formulação de seu invólucro até a tinta. Existem vários tipos delas, dos modelos mais comuns, utilizados nas escolas e escritórios aos modelos mais sofisticados que foram evoluindo através dos anos e que interessam exclusivamente a colecionadores por seu contexto histórico, e são mercadorias que têm preços muito elevados. No decorrer desta pesquisa descobrimos que existem exposições famosas de canetas, algumas até mesmo pertencentes á corte européia entre outras. Outro fator que merece destaque é a poluição gerada por estes objetos ao meio ambiente, questão que passa despercebida pela maioria das pessoas, estas não têm consciência de estes pequenos e corriqueiros objetos podem contaminar o solo ao serem descartados no lixo comum e pensam que somente materiais de grande porte poluem a natureza. Esta pesquisa nos conscientizou no quanto é importante estimular tanto nas escolas quanto nas empresas o uso e o descarte correto das canetas e materiais poluentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário