terça-feira, 10 de setembro de 2013

Desfile Cívico em Sertão Santana é realizado com grande sucesso

Mais de duas mil pessoas estiveram assistindo ao desfile cívico em comemoração “Dia da Independência do Brasil”, na manhã do último sábado, (07/09). A cerimônia aconteceu na Rua 24 de Março, mas diferentemente das outras edições, o palanque oficial foi montado na Praça Central junto à árvore símbolo do Município (Umbu). O evento foi uma promoção da Administração Municipal de Sertão Santana através de todas as suas secretarias.
A cerimônia durou pouco mais de uma hora, e recebeu a presença de grande parte da comunidade, e também de muitos visitantes. O Prefeito de Sertão Santana - Sergio Teifke, o vice Ivano Naibert, estiveram recebendo a presença dos vereadores municipais e dos secretários municipais além da ilustre presença do Prefeito de Cerro Grande do Sul – Sr. Sergio Silveira da Costa.





A Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura através de suas Escolas estiveram se organizando com muitos temas, onde cada aluno foi essencial para apresentação dos mesmos, entidades também estiveram presentes participando e expressando diversos assuntos assim como as Bandas de Sertão Santana e de Cerro Grande do Sul que abrilhantaram a manhã com ritmos diferentes, e também os amigos tradicionalistas pichados marcaram presença na cidade com seus cavalos e bandeias do Rio Grande, município e CTG. 
Antes de iniciar o desfile autoridades subiram no palanque para entoar o Hino Nacional e o Hino de Sertão Santana dando assim início ao Desfile.
O desfile foi puxado pela Brigada Militar, atualmente é composta por 11 militares, sendo 03 Sargentos e 09 Soldados, em seguida as Porta Bandeiras juntamente com a Rainha do município dando seqüência ao grupo da APAE com professores e alunos juntamente com a equipe diretiva da entidade. O Grupo de Hipertensos e Diabéticos de Sertão Santana veio em seguida com muitos cartazes para uma vida mais saudável, em seguida foi à vez do Conselho Municipal dos Diretos do Idoso, abrilhantando o desfile sob comando do maestro Henrique Lemos a Banda de Sertão Santana conquistou a atenção do imenso público presente, dando continuidade Projeto Pequenos Vigilantes, a escola como espaço de construção da saúde e cidadania. Após foi a vez da Escolinha Municipal de futebol que conta com aproximadamente 100 alunos e tem como objetivo ampliar as oportunidades do aluno. Conquistando o carisma do público os alunos da Escola Ruy Ramos abriram o desfile com o tema 100 anos do movimento escoteiro no RS, “União, civismo e ética caminhos para um país melhor” em frente as autoridades os pequenos escoteiros entoaram o hino dos Escoteiros. Dando continuidade foi a vez da Banda Mem de Sá, comandada pelo professor Pierre Bürke Garcia abrilhantar o desfile a banda conta hoje com 40 integrantes que estiveram dando ritmo ao desfile. Sob o tema “Educação Fiscal” “Eu, um pequeno grande cidadão” foi a vez de a Escola Breno Feiden marcar presença conquistando o carinho de todos, em seguida foi a Escola Ruy Ramos desfilar este ano sob o tema: “Bulyng ausente, paz presente” falando da valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes.A Escola Carlos Papke Sobrinho apresentou o tema “Pacto Nacional da Alfabetização na Idade certa”  tema este que esta sendo desenvolvido em todas as escolas da rede de ensino, na seqüência Banda de Sertão Santana novamente com vários ritmos esteve realizando uma bonita apresentação em frente as autoridades, dando continuidade foi a vez da Escola Capitão Garcia que com o tema “Unidos pela Paz” onde alunos caracterizados de anjos conquistaram o carinho da comunidade, e a casa da Paz pela qual alunos com palavras de carinho passavam, a mensagem deixada pela Escola é que a “Paz começa dentro de nós”. “Não existe caminho para a Paz, a Paz é o caminho.” Em seguida novamente na, 24 de Março a Banda Mem de Sá realizando sua apresentação para o público presente. Encerrando o desfile das escolas foi a vez da Escola Eduardo Secco que esteve apresentando os seguintes temas: Alfabetização na Idade Certa, Água cuidar para não faltar, Alimentação Equilibrada é igual a Saúde no corpo, Os profissionais do futuro e finalizando com a Mostra do Ensino Profissional e Politécnico – MEP.
Encerrando o Desfile a presença dos cavalarianos do CTG Tio Raymundo, onde estiveram presente desfilando muitos tradicionalistas de nossa tradição. O CTG convida a todos para suas festividades da Semana Farroupilha de 14 a 20 de Setembro, após os desfiles ocorreu o tradicional almoço da Festa da Pátria promovido e organizado pelo CPM da Escola Estadual Com. Eduardo Secco no Parque Esportivo Municipal, em um clima bem festivo que se estendeu durante toda à tarde.







Por volta das 15 horas o Prefeito Sergio Teifke e o Diretor do Departamento de Desporto – Vinicius Suriz, e o Secretário Municipal de Educação, Desporto e Cultura – Roberson Jean Cardoso, fizeram uma pausa no tradicional torneio 7 de setembro, para realizarem a entrega do material esportivo aos dirigentes dos clubes participantes da II Copa Sertão Santana de Futebol, os seis clubes receberam na ocasião a premiação pela participação na competição que se encerrará no próximo domingo dia 15 de setembro. Competição essa que tem o patrocínio da Fundergs e o apoio dos 6 clubes (Boa Esperança, Esperança, Inter, Grêmio, Gravatá e União). Após a entrega dos materiais a competição e os eventos programados para a Festa da Pátria tiveram continuidade, alcançando um verdadeiro sucesso de público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário