quinta-feira, 26 de abril de 2012

Campanha da Influenza 2012


A Vigilância Sanitária e Epidemiológica vêm a público comunicar a população em geral que no dia 05 de maio, inicia em Sertão Santana mais uma “Campanha de Vacinação contra a Influenza sazonal (gripe comum) e a da Influenza (H1N1), com término previsto para o dia, 25/05, considerando que o dia 05 de maio, é o grande dia da mobilização nacional, e que neste ano tem como tema: Proteger é cuidar. Proteja a sua saúde, realize sua vacinação. Vacinação contra a gripe.
   No sábado, 05 de maio, dia da mobilização nacional a Unidade de Saúde Central (Posto de Saúde) estará aberto a partir das 07h30min às 17 horas. Neste dia estaremos com uma equipe volante, vacinando as pessoas acamadas (a partir dos 60 anos). Mas atenção: somente ao Público alvo da campanha:
  • Gestantes (qualquer idade gestacional);
  • Adultos acima de 60 anos;
  • Acamados acima de 60 anos;
  • Crianças de 6 meses a menores de 2 anos (1ano 11 meses e 29 dias);
  • Trabalhadores de saúde;
  • População prisional;
  • Povos indígenas;
  • Pacientes com comorbidade a critério médico (estas pessoas deverão passar por atendimento médico e com receita médica para receber a vacina).
Objetivo:
   A campanha nacional de vacinação contra a influenza tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, nas populações acima citadas.
   IMPORTANTE: A vacinação de mulheres grávidas contra a influenza é segura em qualquer idade gestacional. A vacina influenza tem a composição fragmentada e inativada, é trivalente. A administração dessa vacina pode ser feita juntamente com as demais vacinas e outros medicamentos. Os doadores de sangue que tomarem a vacina recomendam-se que sejam tornado inaptos (devem aguardar 48 horas após a aplicação da vacina, para nova doação de sangue) temporariamente. A eficácia da vacina se dá entre 2 a 3 semanas, após a vacinação e possui duração de 6 a 12 meses.
Contra indicações:
  • Pessoas com história de alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina;
  • Pessoas que apresentarem reações anafiláticas graves a doses anteriores também contraindicam doses subseqüentes.
Locais de vacinação: Dia 05/05/12: SOMENTE NO POSTO DE SAÚDE
                                    Do dia 07/05/12 a 25/05/2012: Posto de saúde e Ambulatório Santa Ana.
Precauções:
   Em caso de febre moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações.
Qualquer informação adicional ou dúvidas ligar para (51).3495.1297 e falar com os vacinadores.


Cândido Norberto da Silva
Chefe da vigilância sanitária
Sertão Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário