O município de Sertão Santana, realizou nos dias 03, 04 e 05 de abril, na Praça Central, a Tradicional Feira do Peixe Vivo, promovida pela ASERPIS – Associação Sertanense de Piscicultores com apoio da Ascar-Emater/RS e Prefeitura Municipal.
Na Feira foram comercializados aproximadamente 1800 kg de peixe vivo das espécies Carpa Capim, Húngara, Prateada e Cabeça-grande. Também, ocorreu comercialização direto nas propriedades, nas taipas de açudes, o que estima-se uma comercialização superior a 5.000kg de peixe vivo no município, principalmente das espécies de carpas, com preço que variou de R$4,00 a R$6,20 o kg do peixe vivo, caracterizando assim uma boa alternativa de geração de renda para as propriedades rurais.
A Feira teve como responsável pelo fornecimento de peixe a família do Piscicultor André Luiz Mielczarski, que também realiza mensalmente a Feira do Peixe Vivo na sede da propriedade, situada na Linha Exploração, todas as primeiras sextas-feiras do mês.
Segundo o Técnico em Agropecuária da Ascar-Emater/RS, Clair Junior de Oliveira Schäffer, a piscicultura no município de Sertão Santana representa uma alternativa de renda já consolidada junto às propriedades da agricultura familiar do município e consequentemente estimula o aumento no consumo da carne de peixe pelas famílias produtoras.
Também, ocorreu paralelamente no dia 04 de abril a Feira de Artesanato e Produtos Coloniais que contou com uma diversidade de artesanatos produzidos pelo grupo de artesãs do município e produtos coloniais, como, mel, cocholate, suco integral de uva e vinho colonial.
Cabe destacar, que o suco integral de uva é o resultado da produção coletiva dos sócios da Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário