sexta-feira, 24 de maio de 2013

Escolas de Sertão Santana recebem premiação da Afubra na entrega do óleo saturado


Na tarde da última quarta-feira, 22 de maio, o Secretário Municipal de Educação, Desporto e Cultura – Roberson Jean Cardoso juntamente com as Diretoras das Escolas Municipais de Capitão Garcia – Catiane Christmann Schmidt e da Breno Feiden – Janice Krüger Storck receberam recebendo a visita do Representante da Afubra/Camaquã para a região, Sr. Arlindo, que na ocasião esteve entregando a premiação da participação das escolas no recolhimento de óleo saturado (óleo de cozinha) usado para ser transformado em biodiesel.
A Escola Capitão Garcia recebeu como premiação neste dia o valor de R$ 157,50 (cento e cinqüenta e sete reais e cinqüenta centavos) já a Escola Municipal Breno Feiden recebeu o valor de R$140,00 (cento e quarenta reais) que serão utilizados em aquisição de materiais para as respectivas escolas premiadas.
As diretoras agradeceram a Afubra representada pelo Sr. Arlindo e também a todos que contribuíram para premiação das escolas.
O Secretário da Educação – Roberson Cardoso enfatizou a importância da coleta do óleo saturado, tanto no que diz respeito à possibilidade de troca por produtos para a escola, e principalmente no aspecto da conscientização da população quanto aos problemas ambientais causados pelo descarte em locais inadequados do óleo saturado, como a contaminação do solo e das águas.
O óleo de cozinha é acondicionado num recipiente disponibilizado pelas escolas, e quando o representante da Afubra recolhe o óleo, a escola recebe um recibo, fazendo o controle da quantidade que cada escola juntou, transformando-se em o bônus que da direito a premiação.


Orientações para coleta:
1º) Processo de filtragem do óleo saturado:
O óleo deverá ser armazenado em garrafas pet limpas, secas e sem rótulo.
Ao armazenar o óleo em garrafas pet esse deverá ser filtrado. A sua filtragem deve ser feita de forma que não contenha mistura de material sólido.

2º) Processo de transporte até a escola:
Para o transporte do óleo até a escola deve-se cuidar para que o recipiente esteja bem vedado, e que, ao transportar o mesmo, não sofra batidas ou pressão externa, o que pode contribuir com algum tipo de vazamento do óleo.

Toda a comunidade pode participar, basta guardar o óleo em garrafas pet e entregar para os alunos das escolas ao até mesmo na escola mais próxima de sua residência.

Ganhos Ambientais

1º) Diminuição do efeito estufa – Uma das principais causas do efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente aqueles que resultam da queima de combustíveis fósseis como o óleo diesel e a gasolina. O uso do biodiesel como combustível proporciona um ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa. Sua combustão é completa, evitando com isso, a emissão de gases na atmosfera. Outro grande vantagem para o meio ambiente é que, na formação de sementes, o gás carbônico do ar é absorvido pela planta através da fotossíntese, contribuindo com o seqüestro de carbono.

2º) Diminuição de contaminação da água – Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Essa quantidade corresponde ao consumo de uma pessoa durante 14 anos.

3º) Diminuição de problemas nas redes de esgoto – O óleo despejado nos ralos das pias causa entupimento das tubulações, e para piorar ainda mais esta situação, as empresas que fazem a limpeza usam produtos altamente tóxicos que prejudicam ainda mais o meio ambiente.

4º) Diminuição de pragas urbanas – O despejo do óleo nos ralos atrai moscas, baratas e ratos, gerando problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário