quarta-feira, 8 de maio de 2013

Prefeito Sergio Teifke acompanha inicio da colheita de milho para silagem


O prefeito Sergio Teifke esteve acompanhando na tarde da última sexta-feira, 03 de maio, o inicio dos trabalhos de colheita para silagem de milho oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura de Sertão Santana, na propriedade rural de Juarez Gelinski no Emboaba Gelinski. “A iniciativa, realizada pelo poder público, é pioneira em Sertão Santana. Essa iniciativa minimiza os custos da produção, ao mesmo tempo, que  proporciona ao produtor um maior lucro na sua atividade leiteira", informa Sergio Teifke.

O prefeito Sergio Teifke, informa que a silagem está sendo feita a partir da colheita do milho (pés com folhas, caule, pendão e espigas). Ele destaca que está técnica utiliza máquinas de alta tecnologia para trituração, compactação e fermentação do milho, assegurando assim a saúde dos animais e a produtividade e qualidade do leite, durante o período de deficiência nas pastagens.

Como fazer a silagem - A máquina corta e tritura os pés de milho e deposita, diretamente, na carreta que ela vai rebocando. "O material é levado para uma área da propriedade, previamente preparada, para receber os pés de milho triturado. O local é preparado com a forragem de palha ou mato seco, ou uma lona, para evitar o contato com o solo”.
 


- Todo o milho triturado é espalhado sobre esta forração até ficar no formato de um colchão, de forma compactada pelo trator ou outro veículo, de forma a eliminar o ar. Depois, forra-se com outra lona e deve-se pressionar esta cobertura para que não fique bolsas de ar sob a lona. Nas bordas da lona, coloca-se terra, de forma que o material fique vedado, para que a fermentação do material triturado não tenha a presença de fungos que possa vir a prejudicar a qualidade da silagem. Desta forma, no período em que as pastagens ficam secas, o gado terá alimento nutritivo, que assegura a saúde dos bovinos e a boa produtividade do leite, com qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário