quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sertão Santana participa do lançamento oficial do Dia do Desafio 2013


Na manhã da última terça-feira, 14 de maio, o Coordenador do Dia do Desafio do município de Sertão Santana – André Souza esteve participando do lançamento estadual do Dia do Desafio 2013. A atividade ocorreu, no Café Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), em Porto Alegre, o encontro contou com a presença do atleta paraolímpico, Clodoaldo Silva, do cantor Neto Fagundes e da jornalista e desportista Alice Bastos Neves. Participaram ainda autoridades, imprensa e parceiros do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc.

Agendado para 29 de maio, o Dia do Desafio 2013 propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. No RS, 490 cidades confirmaram adesão ao DDD 2013.

O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. No ano passado, 3.920.792 atendimentos foram efetuados em ações do evento no Rio Grande do Sul. Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. Mais informações podem ser obtidas no site www.sescsp.org.br/diadodesafio.

O projeto, realizado desde 1997 no Rio Grande do Sul pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, acontece em parceria com as prefeituras e Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. 

Bate-papo sobre desafios da vida - Acostumado a ministrar palestras motivacionais, o Clodoaldo Silva falou, durante o lançamento do Dia do Desafio 2013, sobre a sua história e com forma de incentivar os gaúchos a participarem da competição saudável que conta com a adesão de 490 municípios do Rio Grande do Sul neste ano. Para acompanhá-lo no encontro, o cantor Neto Fagundes esteve presente com uma apresentação musical para os convidados, assim como a jornalista e adepta das corridas de rua, Alice Bastos Neves, que participou de um bate-papo sobre a prática da atividade física.

Clodoaldo é natural de Natal, no Rio Grande do Norte, e conheceu a natação em 1996, como processo de reabilitação. Dois anos após, participou do seu primeiro campeonato brasileiro conquistando três medalhas de ouro, e no ano seguinte obteve suas duas primeiras experiências internacionais defendendo a seleção de natação nos jogos mundiais da Nova Zelândia e no Parapan do México. 

Em três paraolimpíadas ele coleciona a marca de seis medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze, somando 13 medalhas paraolímpicas, e tornando ele o maior ganhador, tanto em quantidade, quanto em qualidade do esporte brasileiro em edições dos jogos paraolímpicos. Outras duas grandes marcas do atleta são os reconhecimentos do Comitê Paraolímpico Internacional com o título de melhor atleta do mundo, e do COB, com o prêmio de hour concuor, recebido, além dele, somente pelos jogadores Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário