quarta-feira, 4 de abril de 2012

Programa Saúde começa pela Boca em Sertão Santana

Nos dias 21, 22 e 23 de março a Prefeitura Municipal de Sertão Santana através da Secretaria de Saúde esteve Promovendo na Praça Central o Programa “Saúde começa pela Boca”, em conversa com o Dr. Rafael Paolo de Moura, juntamente com os Técnicos em Saúde Bucal, Nani Meneghini e Rafael Rodrigues, nos falaram da importância desse trabalho na comunidade.
Primeiramente é importante a comunidade ter o conhecimento da higienização bucal, após esse conhecimento é possível perceber a origem de muitas doenças, quando um cidadão se conscientiza e segue as recomendação dos dentistas, perceberá uma melhor qualidade de vida, a equipe frisou que a Carie é uma doença e é principalmente isso que a comunidade precisa se conscientizar. Nani esteve realizando inúmeras palestras nestes três dias aos alunos da escola que em determinados turnos, estiveram presente na Praça recebendo muitas orientações sobre higiene bucal, praticando a aplicação de flúor interagindo com a criançada de uma forma educativa, ocorreu também à distribuição de algumas escovas e pastas de dentes.  
A empresa Rafael foi contratada pela prefeitura para oferecer a população um serviço gratuito, e de qualidade, onde esses atendimentos oferecidos é um direito de cada cidadão, na Praça Central a comunidade foi muito bem atendida na unidade móvel, onde a equipe muito profissional e simpática pode realizar diversos trabalhos como, extração, restauração, exame preventivo de câncer, isodontia, biopsia...
A comunidade tem procurado bastante a unidade móvel, segundo o Dentista Rafael aproximadamente 200 pessoas estiveram consultando na Unidade Móvel de Saúde, o Cirurgião ainda destacou a importância do papel educacional dos pais com crianças de um ano, tendo realizado muitos diálogos com algumas mães orientando-as, da melhor forma de educar a criança desde cedo a ter uma boca saudável, formando um habito de higiene. “Não existe crianças com dentes ruins, na verdade é simplesmente a falta de higiene, todos os problemas de boca são resolvidos com: Pasta de dente, Fio Dental e Escola”. Destacou Dr. Rafael 
O que mais foi procurado na Unidade foi extração e muitos pacientes com dores, um dos pacientes atendido elogiou o trabalho da equipe a atitude da Prefeitura em disponibilizar este trabalho para comunidade, pois certamente foi muito importante para muitos esperando que este trabalho continue mais seguido.
Em conversa com o Secretário da Saúde Sr° Vladimir Dalbém, enfatizou a importância desta atividade para comunidade e também sua participação, onde todos receberam orientações da equipe  e o modo correto da higiene bucal.

“Estamos estudando em dar continuidade neste trabalho nas comunidades do interior e também levar este atendimento para escolas, assim que tivermos data e local será divulgado nos meios de comunicações da região” concluiu Secretário Vladimir.

Um comentário: